domingo, 11 de novembro de 2007






















Gravidez precoce



Pode-se dizer que estamos enfrentando atualmente uma epidemia de gravidezes em adolescentes. Para ter-se uma idéia, em 1990, cerca de 10% das gestações ocorria nessa faixa etária. Em 2000, portanto apenas dez anos depois, esse índice aumentou para 18%, ou seja, praticamente dobrou o número de mulheres que engravidam entre os 12 e os 19 anos.
Gravidez na adolescência não é novidade na história de vida das mulheres. Provavelmente muitas de nossas antepassadas casaram cedo, engravidaram logo e, durante a gestação e o parto, não receberam assistência médica regular. Erros e acertos dessa época se perderam no tempo e na memória de seus descendentes.
A sociedade se modernizou e as mulheres vislumbraram diferentes perspectivas de vida. No entanto, isso não impediu que, apesar da divulgação de métodos contraceptivos, a cada ano mais jovens engravidem numa idade em que outras ainda dormem abraçadas com o ursinho de pelúcia. A gravidez na adolescência é considerada de alto risco. Daí a importância indiscutível do pré-natal para evitar, nesses casos, complicações durante a gestação e o parto.

Drauzio Varella.






O aumento do número de gravidez abordado em pesquisas relevantes ao assunto, é algo assustador. O que devemos fazer, e podemos, é abrir os olhos e levar mais a sério essa delicada questão que tem tido ocorrência não só em nossa tropical nação, mas em países desenvolvidos como os EUA.
Tal situação ressaltada pelo ilustre médico Drauzio Varella, nada mais é do que a realidade brasileira.

Andre Cruz Castriani.

Nenhum comentário: